domingo, 7 de abril de 2013

Resposta 1

Resposta ao comentário...

«Apresentaram-me hoje este blog e estou encantada com o que li.
Consegui rever-me e rever os meus receios em tantos pontos que assusta!
Por um lado é bom e por outro nem por isso mas mesmo sem ter lido o livro (ainda) posso concluir que sou humana, certo?
Vou ler com muita atenção, especialmente depois de me ter assustado ontem com a minha filha.
Tem quase 7 anos e ontem percebi que anda desesperada com a possibilidade de cair um meteorito na terra. "Vamos morrer todos como os dinossauros"!
Penso que não dei a devida atenção a um medo dela. Desvalorizei-o e afinal ela desespera com essa possibilidade. Nem quer ouvir explicações.
Ninguém dormiu lá em casa esta noite!
Vou estar atenta ao seu blog porque tal como disse, este vai ser sem dúvida um espaço de aprendizagem e crescimento.» Rita

Olá Rita.

Obrigado pelo comentário. São os comentários,  a partilha, as questões... que vão alimentar o blog. E é como diz, este espaço pretende ser de aprendizagem e crescimento... MÚTUOS!

Em relação aos «erros», penso que é óptimo ter a noção de que, por um lado, não existem "erros" mas sim opções e que, por outro lado, nem sempre o que fazemos é aquilo que  pretendiamos ou aquilo que melhor nos ajuda a alcançar o resultado previsto ou desejado.
Mas é exactamente essa tomada de consciência que permite "aprender e crescer". O que realmente interessa, a meu ver, não é tanto o resultado (em termos de ser ou não o correcto) mas sim se esse resultado corresponde ao que pretendia e se o mesmo advém da sua intervenção, da sua escolha, do seu esforço. Ser Pai / Mãe é algo que apenas se pode aprender, sendo!

Quanto ao medo da sua filha. Em regra, o medo não é para desvalorizar, mas sim para tentar entender o que está por trás. Antes de mais, o medo é uma resposta. Uma resposta a uma incompreensão, a um perigo, a uma dúvida ou angústia, a um desconhecimento. O que uma criança de 7 anos precisa é que os adultos à sua volta, e em particular os pais, tenham certezas e respostas tranquilizadoras. Não estou a sugerir que lhe minta, apenas que lhe dê uma resposta mais securizante: «Claro que não vai cair nenhum meteorito! Podes estar descansada. Os cientistas que estudam essas coisas têm a certeza disso. São precisos milhares de anos para que possa haver a possibilidade de isso acontecer. E, nessa altura, nem os netos dos teus netos ainda serão vivos. É daqui a muito, muito tempo.»

Como é que eu sei que não vai cair? Porque o meu pai / a minha mãe me disse!

Até já!

JMO

1 comentário:

  1. JMO
    Muito obrigada pela sua resposta.
    Fico realmente feliz de saber que até estou no bom caminho.
    Este medo dela foi realmente dificil de acalmar. Não queria ouvir sequer as explicações cientificas (devidamente adequadas à idade).
    E continuo a achar que não está descansada.
    Mas ainda vamos descobrir uma forma de a convencer de que não pode viver com esse tipo de medos... pelo menos assim o espero.
    Mais uma vez, obrigada

    ResponderEliminar